Suzano avança e está pela 3ª vez entre as Cidades Empreendedoras do País

Crystiane Veronezi • 3 de abril de 2023

Em comparação ao anterior, o município avançou 17 posições no levantamento, com destaque para infraestrutura apontou o estudo


O município de Suzano aparece pela terceira vez consecutiva no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), avançando 17 posições ao ocupar a 59ª colocação no levantamento desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a organização Endeavor, voltada ao apoio ao empreendedorismo no País. O estudo leva em consideração o desempenho em sete áreas determinantes e visa ser um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia do município, a partir do fomento à atividade empreendedora.



O ranking, com base em 2022, leva em consideração o avanço nas seguintes áreas: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso à Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. Atualmente, o melhor posicionamento de Suzano está em Infraestrutura, na 14ª posição. A mesma área foi destaque no ano anterior, no mesmo estudo, e também em 2018 e em 2019, quando a cidade esteve no Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, elaborado pela consultoria Urban Systems para a revista Exame.


De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a expectativa é de que o município avance ainda mais nesse quesito, diante de mais obras previstas. Entre elas estão a abertura do prolongamento da rua Sete de Setembro; o prolongamento da avenida Senador Roberto Simonsen; e a implantação da alça de saída do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66). Além disso, também existe o intuito de construção da alça de acesso ao viaduto Leon Feffer, na avenida Jorge Bei Maluf, na altura do número 1.050. O local deve garantir maior agilidade aos motoristas que estão vindo de Mogi das Cruzes em direção a Suzano.


“Suzano está localizada em um espaço estratégico, com acesso rápido à capital, aos aeroportos, ao litoral e também ao Vale do Paraíba. Essa capacidade de acesso e conectividade abre portas para o investimento na cidade, desde que bem gerida” disse ao destacar também a conquista da avenida Governador Mario Covas Junior, a Marginal do Una, que forma uma ligação contínua e direta à rodovia Índio Tibiriçá (SP-31).


No levantamento, o município ainda se destaca na oportunidade de crescimento de Mercado e na facilitação do Ambiente Regulatório, ou seja, na desburocratização de processos, ocupando respectivamente a 31ª e a 34ª colocação. Nessa última área mencionada, em Suzano, são evidenciados os projetos, parcerias e programas específicos para viabilização de serviços de maneira ágil e eficiente, à exemplo do advento do Centro Unificado de Serviços (Centrus) Norte, no Jardim Dona Benta.

Por Crystiane Veronezi 3 de abril de 2023
Levantamento analisa o número de passageiros nas 12 estações que cortam a região, em janeiro. Pelo menos 3,6 milhões de passageiros utilizam as 12 estações das linhas 11-Coral e 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que circulam na região. O DS fez o levantamento do total de passageiros que embarcou nas 12 estações do Alto Tietê e atravessou as catracas em janeiro de 2023. Em fevereiro, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sinalizou que deve privatizar ambas as linhas do transporte. Os estudos para a concessão das linhas da CPTM fazem parte de um pacote de concessões e de parcerias com a iniciativa privada. Com a decisão, na linha Coral mais de 2,8 milhões de pessoas podem ser impactadas e na Safira, 832 mil usuários. SUZANO A QUE MAIS RECEBEU PASSAGEIROS Entre as estações presentes na região, Suzano foi a cidade que mais recebeu passageiros, foram 713 mil. Na mesma linha, em seguida, aparece Ferraz de Vasconcelos com 590 mil. Antonio Gianetti Neto recebeu 317 mil. ESTAÇÃO ESTUDANTES Passaram pela Estudantes 266 mil usuários e mais de 240 mil em Poá. As estações de Mogi das Cruzes, Jundiapeba e Braz Cubas registraram 230 mil, 185 mil e 181 mil passageiros, respectivamente. A estação Calmon Viana, que atende as duas linhas, ao contabilizar, recebe 164 mil pessoas. Na linha Safira, Itaquaquecetuba recebeu 403 mil usuários, seguida de Engenheiro Manoel Feio (230 mil) e Aracaré (161 mil). Especialista apoia iniciativa privada para área de transporte O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou na semana passada, que as linhas 11-Coral e 12-Safira, devem ser alvos de estudos para a privatização. Apesar de ser alvo de críticas por parte dos usuários, o especialista em trânsito e mobilidade urbana, Nobuo Aoki Xiol apoia a gestão na área de transporte pela iniciativa privada. Atualmente, as duas linhas que atendem as cidades do Alto Tietê são administradas pela Companhia Paulista de Trens Paulistanos (CPTM). Os estudos para a concessão das linhas da companhia estão em um pacote de concessões e parcerias com a iniciativa privada. O governador reforçou que as linhas da CPTM e também do Metrô de São Paulo estão no radar de privatizações. "Teremos PPPs (Parcerias Público-Privadas) e concessões na direção da mobilidade urbana. Então vamos estudar a possibilidade de concedermos linhas da CPTM e do Metrô, além de iniciar imediatamente os projetos dos Trens Intercidades Sorocaba-São Paulo, São José dos Campos-São Paulo e São Paulo-Santos", afirmou Tarcísio. O especialista explica que a iniciativa privada tem demonstrado maior e melhor capacidade de gerir negócios na área de transporte, seja de carga, seja de passageiros, assim como em relação a rodovias e aeroportos. Ele cita que as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, comandada pela Via Mobilidade, foram privatizadas de forma açodada, no final da gestão do governo anterior. “O que gerou poucos mecanismos de controle e retorno de qualidade dos serviços, basicamente as melhorias estavam baseadas na aquisição de novas composições de trens. A Via Mobilidade é uma empresa do Grupo CCR que tem demonstrado boa gestão como concessionária de rodovias e aeroportos”,explcia. Apesar da gestão da Via Mobilidade ocasionar diversas críticas dos usuários nas redes sociais, Xiol explica que é difícil analisar a privatização sem saber das condições e metas propostas. Pois delas depende o aporte de recursos exigidos para a melhoria dos serviços e quais os patamares e índices de qualidade a serem alcançados. “Acredito que pela experiência que o governador tem desta área, tais falhas sejam corrigidas nas próximas privatizações. Mas é difícil analisar esse cenário”, explicou. 
Por Crystiane Veronezi 3 de abril de 2023
A cidade de Suzano, na Grande São Paulo terá ônibus movidos a eletricidade operando no transporte público. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 31 de março de 2023, pela empresa Radial Transporte (R +) em um comunicado à imprensa feito pela fabricante Eletra. A R+ Transporte, sempre preocupada em oferecer conforto e tecnologia aos passageiros, em breve será a primeira empresa de transportes públicos do Alto Tietê a oferecer ônibus elétricos urbanos como uma opção de transporte na cidade, diz trecho da nota. Um modelo estará exposto até este domingo, 02 de abril de 2023, no Parque Max Feffer, em evento dos 74 anos da cidade, que são completados também neste domingo. Até 1949, Suzano pertencia à cidade de Mogi das Cruzes. O ônibus é um padron de 12,1m e capacidade para 70 passageiros, entre sentados e em pé. A autonomia das baterias varia de 200 km a 250 km, com recargas de oportunidade (durante o trabalho) e velocidade máxima de 60 km/h. A tecnologia de integração é Eletra com carroceria Caio E-Millennium; baterias, inversor e motor elétrico WEG; e chassi Mercedes-Benz. Segundo a fabricante, toda tecnologia é nacional. Na nota, a Radial diz que completa 50 anos neste ano de 2023 e que ônibus elétricos são uma das opções para qualificar o transporte por não emitirem poluentes durante a operação e o nível de ruído ser mais baixo. Neste ano, a R+ completará 50 anos e busca investir em ações e formas de ser uma empresa cada vez mais sustentável, por isso a escolha de oferecer os ônibus elétricos para circular. Esse tipo de transporte não emite nenhum tipo de gás ou fumaça, é mais silencioso que ônibus a combustão e oferece mais conforto e segurança aos passageiros.